O Espaço

O Espaço

terça-feira, 4 de maio de 2010

KINESIO TAPING / TAPING MIOFASCIAL




A utilização de Kinesio Taping ou Taping Miofascial consiste na aplicação sistémica de diversas bandas elásticas sendo que cada uma tem a sua função específica e que esta dependente de uma avaliação prévia.
Estas bandas suportam de uma forma selectiva os músculos e ou grupos musculares, sem restringirem os movimentos ou amplitudes articulares.
No que concerne aos principais efeitos fisiológicos das bandas, salientamos quatro: de efeito analgésico, suporte muscular, drenagem e correcção articular. O simples contacto das bandas sobre a pele, associado ao movimento de deslize da mesma e distribuição de forças da banda, permite o alívio da dor e a sensação de desconforto na pele e nas tecidos subjacentes, pela acção sobre os receptores cutâneos e terminações nervosas.
È possível melhorar a contracção de um musculo enfraquecido ou inibido, reduzir a fadiga muscular, diminuir as retracções externas e excessivas dos músculos e diminuir igualmente a incidência de cãibras e lesões musculares.
As bandas ao serem aplicadas sobre a pele permitem o enrugamento que vai facilitar o aumento do espaço disponível entre a fascia superficial, tecido subcutâneo e músculos, melhorando desta forma circulação sanguínea e linfática, diminuindo ainda os estados inflamatórios.

Com as bandas é também possível ajustar/corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo do movimento da articulação e aliviar as tensões ai exercidas, tendo por objectivo ultimo melhorar amplitude e qualidade do movimento.
Assim sendo as bandas podem ainda ser utilizadas em cicatrizes, fibroses, hematomas, equimoses, correcção tendinosa, mecânica, fascial, de espaço, funcional, linfática, nos nervos periféricos, visceral e em animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário